Há mais de 50 anos, nosso maior sonho é despertar, fortalecer Vocações e contribuir para que crianças, adolescentes e jovens possam escrever suas próprias histórias e ampliem seus horizontes. E para tornar este sonho, uma realidade, buscamos formar pessoas com mais autonomia, conhecimento e experiência para impactar a sociedade de forma positiva.
Acreditamos que fomentar o desenvolvimento integral, por meio de ofertas socioeducativas, aliado à capacitação profissional, além de possibilitar a permanência e a ascensão na escola e melhores oportunidades de emprego, são, também, formas efetivas de transformação social.
Neste cenário, buscamos construir um ciclo de conhecimento significativo para a participação social e futuro profissional no Mundo do Trabalho, que tem como objetivo facilitar o ingresso, a permanência e a ascensão de jovens por meio de oportunidades de emprego.
Assim, quando jovens que passaram pelos Programas do Centro de Desenvolvimento Integral e Centro de Integração ao Mundo do Trabalho da Vocação conquistam seus espaços no Mercado de Trabalho, tornam-se cidadãos que promovem um impacto positivo nos espaços sociais que ocupam e se tornam exemplos para as próximas gerações, podemos dizer que nosso sonho se tornou realidade!
Confira, a seguir, depoimentos de alguns jovens, que transformaram suas realidades e ampliaram horizontes:
Minha trajetória profissional começou com o auxílio da Vocação, que me ajudou a abrir portas para o Mundo do Trabalho. Desde o primeiro contato que tive no Programa Jovem Aprendiz, todos sempre se mostraram presentes e preocupados com o desenvolvimento da minha carreira.
Atuei como Jovem Aprendiz no Itaú Unibanco por aproximadamente 12 meses, onde desfrutei de uma grande estrutura proporcionada tanto pela Vocação (com ótimos profissionais que possuem conhecimentos em áreas variadas e que me deram o suporte necessário para meu amadurecimento no mercado) quanto pelos profissionais do Itaú Unibanco que me deram suporte e colaboraram com meu progresso profissional desde o início.
Meus agradecimentos a Vocação serão eternos! Assim como minha gratidão a todos os líderes, colegas de trabalho e professores que fizeram parte da minha trajetória profissional.
THAYANE SOARES GARCIA
Sou muito grata a Vocação pela oportunidade de desenvolvimento que tive. Todos que lembram de mim quando iniciei percebem a mudança e evolução que tive, tanto como pessoa quanto como profissional. Mesmo depois de quase 2 anos da promoção, ainda aplico muita coisa que aprendi na época de aprendiz. Espero que outros jovens possam desfrutar da mesma forma que eu!
FERNANDA RIBEIRO DOS SANTOS
O Programa Jovem Aprendiz da Vocação me ajudou muito no começo da minha carreira e até hoje eu ponho em prática algumas coisas que eu aprendi lá, como por exemplo, desenvolver minha expressão corporal. No programa, eu tive muitas aulas sobre expressão corporal, linguagem e comunicação, o que me ajudou bastante neste processo de desinibição.
Além disso, aprendi durante o Programa, a importância da ética no ambiente de trabalho, pois ter uma postura profissional é essencial para qualquer profissão e para desenvolver qualquer atividade.
Embora tenha ficado no Programa apenas 8 meses ( porque fui efetivado logo em seguida), foi suficiente para aprender muito e ter contato com excelente profissionais que ajudaram muito a me desenvolver profissionalmente.
Para finalizar, a minha dica para os Jovens que estão entrando no Programa é: aproveitem o tempo que vocês terão no curso e extraiam o máximo de conhecimento que puderem! Porque é nessa primeira experiência que vocês irão se descobrir como profissionais.LUCAS CAVALCANTE DA SILVA
Iniciei meu programa de Jovem Aprendiz em outubro de 2016 quando ainda tinha 16 anos. A Vocação foi meu ingresso no Mercado de Trabalho e por meio do programa, conheci a Hubert – Administradora de Condomínios e Imóveis, onde trabalhei como aprendiz e permaneço até hoje. Ou seja, são 3 anos e 5 meses no Mundo do Trabalho.
Minha experiência na Vocação, com certeza, foi além das minhas expectativas! Ela não apenas me auxiliou no ingresso no mercado, mas me ensinou a como lidar com ele, como permanecer nele e principalmente como valorizar ele.
O meu conselho para um jovem aprendiz que está entrando agora no Programa é para aproveitar cada aula, cada instrutor, cada momento de aprendizado teórico ou prático e principalmente para valorizarem a oportunidade que estão tendo de ingressar no Mundo do Trabalho que tem tanta concorrência e variabilidade. Além disso, meu conselho final é: Não sejam eficazes apenas em suas funções; sejam eficientes, sejam excelentes!
DAYNA INGRID SOUZA SANTOS SANTANA