No trabalho socioeducativo da Vocação para a construção de Projetos de Vida junto a crianças, adolescentes e jovens, estes vivenciam experiências promovidas nos diversos campos do conhecimento, e se fortalecem como sujeitos de direitos e ampliam o repertório que possuem para escrever a sua história de forma mais consciente e autônoma.
Na nossa concepção, o conhecimento é acessado quando o sujeito o busca ativamente, por meio da real participação. E o apoio de um conjunto de atores nesse esforço expande as possibilidades de aprendizagem. Em outras palavras, é por meio do envolvimento das famílias, da comunidade, dos educadores, das crianças, dos adolescentes e dos jovens que se promove um processo múltiplo de aprendizado, no qual o que importa é o fascínio, a colaboração, o questionamento, a exploração, o descobrimento, a criatividade e a reflexão.
A nossa metodologia para a estruturação dos Projetos de Vida é diretamente relacionada ao trabalho realizado nos Campos de Experiências: conhecimentos adquiridos em experiências nos âmbitos do lúdico, da cultura, da participação, do letramento, do numeramento, da educomunicação e do consumo consciente/sustentabilidade.
Portanto, as ações nesses campos são ferramentas para conduzir os sujeitos rumo ao aprendizado que se deseja e ao seu Projetos de Vida.
Na foto, o Projeto de Vida da jovem Jeniffer Alves, no Programa Preparação Para o Trabalho.
Conheça mais: Publicação Fortalecendo Projetos de Vida.
http://materiais.vocacao.org.br/livro-fortalecendo-projetos-de-vida
Outras publicações:
https://www.vocacao.org.br/publicacoes/
Boa leitura!