Se você é um profissional de RH ou trabalha de alguma forma com gestão de pessoas na empresa em que atua, provavelmente, já ouviu falar do Programa de Aprendizagem. Se você nunca ouviu este termo, não se preocupe; este post busca esclarecer algumas questões. Mas se você já conhece o Programa, este post vai te mostrar algumas vantagens ao implementá-lo na sua empresa.
É um programa de aprendizado com capacitação profissional – apoiado na Lei 10.097/2000- que tem como objetivo inserir o(a) jovem no mundo do trabalho. É destinado a jovens entre 14 e 24 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio e buscam uma experiência profissional.
É importante salientar que esses jovens estejam matriculados em uma instituição reconhecida em que possam aprender e desenvolver habilidades técnicas e se desenvolver pessoalmente. Assim, a teoria poderá ser colocada em prática na empresa onde o(a) jovem irá atuar.
Uma das premissas do Programa de Aprendizagem é aliar teoria e prática. A teoria fica sob responsabilidade das certificadoras que têm como tarefa desenvolver soft e hard skills dos jovens, por meio de capacitações técnicas e desenvolvimento intelectual. Já a parte da prática fica sob supervisão das empresas, as quais têm a responsabilidade de acolher estes jovens e ampará-los no cumprimento das tarefas dentro de uma dinâmica de trabalho.
A contrapartida dessas ações para a empresa é a integração de uma dinâmica mais diversa e plural advinda da inclusão desses jovens na cultura organizacional.
Embora contratar um aprendiz seja um compromisso fiscal para organizações com mais de sete funcionários, os benefícios para a empresa e para os(as) jovens são muito maiores.
Antes de tudo, é importante que o Programa não exista apenas para cumprir uma “cota de responsabilidade social” da empresa, mas para preparar jovens que sejam capazes de atuar de forma assertiva e transformadora na sociedade.
Com a chegada de jovens aprendizes, a empresa ganha com a pluralidade de ideias, inovação, criatividade, novos valores e visões de mundo. Assim, a empresa ganha vantagem competitiva; pois com maior diversidade dentro da organização, há maiores chances de inovação de processos, produtos e serviços. E os(as) jovens, ganham a oportunidade de transformar suas realidades.
Agora que você conhece um pouco mais de como funciona o Programa de Aprendizagem, que tal saber como colocá-lo em prática? Clique no botão abaixo e saiba mais!