As formas mais eficientes de inclusão social são aquelas ações que geram autonomia, liberdade de expressão e pensamento crítico. Pois ao estabelecer metas para o desenvolvimento integral, são iniciados processos de construção de uma sociedade mais justa e igualitária a todxs.
Uma das formas de desenvolvimento integral eficiente é a capacitação profissional e inserção de jovens no Mundo do Trabalho. Os resultados desta ação de capacitação são benéficos tanto para os jovens quanto para a sociedade.
Aos jovens é dada a autonomia necessária para transformarem suas vidas. E à sociedade é oferecida a inclusão de gerações mais críticas, independentes, livres e engajadas em contribuir efetivamente com o desenvolvimento social e coletivo.
Continue lendo esta matéria e saiba mais sobre o Programa de Aprendizagem com foco em capacitação profissional Jovem Aprendiz.
Transformando o futuro por meio do Trabalho
Por meio do Programa Jovem Aprendiz, milhares de jovens são inseridos no Mundo do Trabalho todos os anos. O Programa segue as leis estabelecidas pelo Programa de Aprendizagem – programa de aprendizado com capacitação profissional apoiado na Lei 10.097/2000 – e é destinado a jovens entre 14 e 24 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.
O Programa prevê a execução de atividades teóricas e práticas sob orientação pedagógica para a formação técnico-profissional desses jovens que atendam às expectativas da empresa contratante; e que desenvolvam, ao mesmo tempo, as ações de desenvolvimento social estabelecidas pelo Centro de Integração Mundo do Trabalho da Vocação.
Centro de Integração ao Mundo do Trabalho
Há 52 anos, A Vocação trabalha em prol de transformar a vida de jovens que se encontram em vulnerabilidade social, por meio do empoderamento e capacitação profissional para inserção no mundo do trabalho. Para isso, a Vocação criou o Centro de Orientação e Inserção ao Mundo do Trabalho, um roteiro de desenvolvimento e inclusão social de jovens na sociedade.
O centro tem como objetivo principal a preparação de crianças e jovens para vida. Assim, contempla três Programas complementares entre si: Preparação para o Trabalho, Mentoria Voluntária e Jovem Aprendiz.
Se interessou pelas ações sociais do Centro de Integração ao Mundo do Trabalho? Então, que tal conferir dicas exclusivas sobre “O Futuro do Recrutamento e Seleção”? Clique aqui!