“Doe máscaras a quem precisa” é a nova campanha que a Organização da Sociedade Civil, Vocação, acaba de lançar. O objetivo é amenizar as dificuldades das famílias que moram em comunidades da zona sul da capital paulista, onde 80,44% das pessoas entrevistadas declararam necessitar de renda emergencial e 69,11% afirmam não ter acesso a itens básicos de higiene – segundo dados apurados em recente pesquisa realizada pela organização.
Assim, a Vocação encontrou uma solução para ajudar crianças, jovens, famílias e comunidade: adequou sua fábrica de brindes, o Brinde do Bem, para confecção própria de máscaras que serão doadas às famílias em maior vulnerabilidade. Além disso, mapeou as costureiras das regiões atendidas pelo seus programas, oferecendo a elas uma oportunidade de renda.
“A periferia é a parcela da população com maior índice de mortalidade. E em tempos de crise, são necessárias ações de enfrentamento. Por isso, essa campanha é tão importante; combate um problema de falta de acesso a itens básicos de prevenção, como as máscaras de proteção e, ao mesmo tempo, atende uma questão econômica, ao gerar renda para as comunidades locais”, comenta o Gerente Administrativo e Financeiro da Vocação, Josmael Castanho.
Desde quando foram registrados os primeiros casos da COVID-19 no Brasil, a Vocação começou a adotar medidas assistenciais e emergenciais para combater os problemas sociais agravados durante a pandemia.
Com o seu trabalho em rede, por meio das 80 OSCs parceiras, a Vocação detectou rapidamente as principais necessidades das comunidades em que atua e adotou medidas emergenciais para o enfrentamento dos impactos sociais, econômicos e de saúde gerados pela pandemia.
“Doe máscaras a quem precisa” é a segunda campanha que a Vocação cria para mitigar problemas agravados em função do novo coronavírus; a primeira campanha, “Ação Solidária contra COVID-19”, lançada no início de abril continua até o final da pandemia e, com os recursos arrecadados até agora, já doou 9 mil cestas básicas de produtos de higiene para garantir a sobrevivência de 7 mil famílias.
A expectativa é que, com essa nova campanha, a Vocação arrecade por meio de uma plataforma de crowdfunding, recursos suficientes para a produção de máscaras, que serão doadas às famílias que mais precisam de assistência neste momento. A meta inicial é angariar R$ 120 mil em 30 dias para a produção dos kits.
Para doar, clique na imagem abaixo: