A globalização e a tecnologia reestruturaram as bases dos relacionamentos no mundo moderno. O maior acesso à informação e a possibilidade de conexões mais rápidas entre as pessoas, mudou a forma de se relacionar e comunicar na vida cotidiana. E isso reflete-se, também, no mundo do trabalho.
As questões sociais ganharam espaço no contexto empresarial e trouxeram à tona diversos debates sobre a inclusão e respeito à diversidade. O respeito à diversidade de gênero, raça, cultural, orientação sexual e deficiência é fundamental para uma boa convivência entre as pessoas nas organizações e para as ações de responsabilidade social das empresas.
Por ser um tema recente no ambiente corporativo, muitas dúvidas surgem de como implementar ações de diversidade. Pensando nisso, preparamos esta matéria para esclarecer algumas dúvidas e indicar possíveis caminhos para você e sua empresa.
Antes de tudo, é fundamental que a empresa tenha como princípio o respeito às diferenças sociais, econômicas e culturais de seus colaboradores. Além disso, é preciso que seu critério de seleção e recrutamento esteja baseado nas qualificações dos candidatos, e não em escolhas pessoais ou apenas para cumprir a “cota social” da empresa.
Com isso em mente, o papel da empresa na gestão da diversidade é garantir que a pluralidade de seus colaboradores seja integrada à cultura organizacional. Essa integração deve ser feita pelo incentivo e acolhimento da diversidade de pensamentos, opiniões, crenças e hábitos; além – é claro – da inclusão da diversidade cultural, de gênero e de gerações.
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, é fundamental que as empresas consigam inovar em seus produtos e serviços. Para isso, é preciso que a gestão da inovação conte com a pluralidade de ideias e com diferentes estratégias para a criação de novidade.
A diversidade, portanto, é uma ferramenta fundamental para a gestão da empresa e vantagem competitiva de mercado. Pois com um quadro de colaboradores plural, as chances de produção de novas ideias, produtos e serviços são maiores.
Otimizando os processos de recrutamento e seleção para a busca de profissionais com características diferentes!
Pode parecer uma resposta óbvia, mas escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é fácil. Além da análise do currículo dos candidatos, é preciso que outras características sejam observadas pelos profissionais de RH, como: perfil comportamental, habilidades intelectuais, facilidade de relacionamento, dentre outras.
É preciso ainda identificar como o candidato pode agregar valor à organização, pois para o desenvolvimento do negócio, é preciso contar com pessoas que tenham potencial de crescer junto com a empresa.
Então, você deve estar se perguntando: como selecionar o melhor candidato a partir de todos esses critérios e ainda incluir a diversidade? Eu tenho a resposta: investir em ações de responsabilidade social.
Calma, eu vou explicar… Ao investir em ações de responsabilidade social, como no Programa Jovem Aprendiz Vocação, por exemplo, a contratação desses jovens traz inúmeros benefícios para a sua empresa e para o desenvolvimento social.
A diversidade cultural, de gênero e de gerações que estes jovens trazem para a empresa pode gerar resultados muitos positivos nos processos de inovação e criar condições favoráveis para a geração de bons resultados nos negócios.
Gostou de aprender mais sobre a importância da gestão e inclusão da diversidade nas empresas? Então, fique ligado aqui na página! Porque toda semana tem texto sobre este e outros assuntos para você.