faca sua doacao
BLOG

Direitos prioritários para o desenvolvimento integral

12 de junho de 2018 - Audrey Borsetto

“A Vocação elegeu cinco direitos prioritários para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens no campo socioeducativo:

1. Direito ao lúdico: está associado à garantia de oportunidades para que o brincar se concretize como ferramenta fundamental para o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens.

2. Direito à cultura: constitui a experimentação e a vivência de diferentes linguagens artísticas e também a fruição de bens culturais, tanto materiais como imateriais, que propiciem o desenvolvimento de formas diversificadas de atribuição de significados e o fortalecimento das capacidades expressivas.

3. Direito à informação: trata das experiências de comunicação, que permitam que crianças, adolescentes e jovens desenvolvam sua autonomia e exerçam seu direito à cidadania.

4. Direito à participação: está vinculado à criação de oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens possam se expressar com liberdade e ampliar o grau de consciência que têm sobre seus direitos e deveres, participando de decisões relacionadas à sua formação.

5. Direito ao projeto de vida: é, para a Vocação, aquele que melhor traduz o princípio constitucional da dignidade humana e o que sustenta qualquer prática socioeducativa. Ele engloba o pleno desenvolvimento da pessoa (exercício da cidadania, qualificação para o trabalho, proteção, amparo e cuidado por meio da convivência familiar e comunitária, etc.), demarcando a sua capacidade de fruir de seus demais direitos e de se comprometer com as responsabilidades a eles associadas. O direito ao projeto de vida exige que o atendimento das necessidades de crianças, adolescentes e jovens ocorra por meio da articulação de indivíduos e famílias, do Estado e suas respectivas políticas públicas, da sociedade civil e do setor empresarial. Trata-se de um arranjo coletivo que cria oportunidades de desenvolvimento integral para crianças, adolescentes e jovens em cada território.”

(Da publicação Vocação: Milton Alves Santos e Rita Ladeia (Org.). Fortalecendo Projetos de Vida, p. 18,19).
http://materiais.vocacao.org.br/livro-fortalecendo-projetos-de-vida
Boa leitura!