Como estão nossos Programas e Projetos no Centro de Desenvolvimento Integral e Comunitário ?
Em tempos de pandemia, a Vocação não poderia paralisar suas atividades e nem seus atendimentos. Por isso, mesmo em um cenário de isolamento social, a Vocação usa sua adaptabilidade e eficiência para encontrar soluções para dar continuidade a suas atividades e continuar seu apoio a milhares de criança, adolescentes e jovens que se encontram em alto risco de vulnerabilidade social.
A primeira medida foi a criação de campanhas emergenciais para ajudar as inúmeras famílias beneficiadas pelos nossos Programas Sociais. Até o momento, já entregamos 9 mil cestas básicas e produtos de higiene e 40.780 máscaras de proteção. Além disso, criamos a oportunidade de geração de renda para 68 costureiras que vivem nas comunidades atendidas pela Vocação, com a confecção das máscaras que serão doadas pela campanha “Doe máscaras a quem precisa”.
Além das campanhas, buscamos, também, adequar as atividades dos nossos programas e projetos, com a utilização de plataformas online e outros recursos tecnológicos. Confira, a seguir, quais inovações e recursos utilizamos neste cenário atípico de pandemia no CDI – Centro de Desenvolvimento Integral e Comunitário:
Programa Crê-Ser
O Centro de Desenvolvimento Integral e Comunitário tem dinamizado sua prática de pesquisa voltada a recursos tecnológicos e produção de conteúdo online, construindo ferramentas que apoiem o trabalho socioeducativo e socioassistencial dos profissionais das organizações parceiras que atendem diretamente o público infanto-juvenil e suas famílias.
O que antes acontecia presencialmente, agora ocorre com o uso de plataformas interativas virtuais; tanto nos momentos do percurso formativo quanto nas assessorias técnicas especializadas.
Infelizmente, as pesquisas realizadas, apontam o aumento do número de casos de violação contra crianças e adolescentes. Devido a estes dados alarmantes, o tema da prevenção e enfrentamento à violência é o eixo central atual de nossas abordagens.
Nós disponibilizamos uma ferramenta de monitoramento de casos de violências para cada organização e, durante reuniões virtuais de assessoria, as equipes técnicas destas unidades parceiras são motivadas a realizar a vigilância socioassistencial para identificar ocorrências que estejam ferindo a dignidade humana e a capacidade de desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
Veja um dos encontros integrados realizado com os orientadores socioeducativos, gestores/gerentes, assistentes técnicos, dirigentes/lideranças. Eixo Temático: Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.
https://www.youtube.com/watch?v=D5L48Xxht-s
Projeto #VocaçãoCultural
Este projeto é o braço forte do Programa Crê-Ser para o fomento e valorização de iniciativas protagônicas culturais, incrementando o cotidiano da garotada com atividades voltadas ao teatro, artes plásticas, dança, dentre outras manifestações que visam ampliar o repertório e leitura de mundo.
Agora, a interação nestas oficinas é feita por meio de grupos de WhatsApp, Facebook, Canal do Youtube e lives que promovem um campo de experiências verdadeiras e trocas que convidam, a todo momento, que a família esteja junto nesta jornada divertida.
Nesta dinâmica, a equipe da Vocação fortalece o trabalho de cada educador cultural, acompanhando o que está sendo realizado, dando suporte necessário para efetividade do projeto.
Programa de Desenvolvimento Integral
Este programa desenvolve o “Projeto de Desenvolvimento Integral” nas Subprefeituras de Campo limpo e M’boi Mirim , ofertando formação e assessoria aos diferentes profissionais. O diferencial do PDI se faz no trabalho articulado junto a gestão pública, em parceria com autoridades locais ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Especial), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SAS (Supervisão de Assistência Social) e SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Atualmente, nossa equipe está trabalhando na formação do curso “FAÇA BONITO!2020”, que realiza encontros virtuais por meio dos canais de atendimento como Youtube e Twitter, para estabelecer o diálogo sobre a prevenção e enfrentamento a diferentes tipos de violações contra crianças jovens e adolescentes.
Um dos destaques do período foi para a “LIVE PÚBLICA: Apresentação e Debate dos Resultados da Pesquisa de Situação Familiar para Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, que contou com a participação de autoridades, especialistas e comunidade; sensibilizando para melhorias dos aspectos sociais e econômicos do território.
A análise técnica, da consolidação dos dados obtidos, tem dado subsídios para a Educação Permanente realizada em todos os programas e projetos da VOCAÇÃO, que objetiva a inclusão social do público considerado prioritário pela Assistência Social.
Por público prioritário entende-se: pessoas em situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência e/ou negligência, fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos, em situação de acolhimento, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, egressos de medidas socioeducativas, situação de abuso e/ ou exploração sexual, com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, crianças e adolescentes em situação de rua, vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.
Ações no Icaraí – Unidade Vocação
O trabalho desenvolvido na Unidade, do Jardim Icaraí – Grajaú, Zona Sul de SP, é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende crianças, adolescentes, jovens e respectivas famílias.
Neste momento de isolamento social, a equipe da unidade criou ações de vigilância socioassistencial, por meio de um mapeamento de todas as famílias, a partir de entrevistas, para verificar as situações de vulnerabilidade, articulando ações com a rede de apoio para encaminhamentos necessários que deem suporte nas fragilidades encontradas.
Assim, elaboramos um “Plano de Ação Socioassistencial” para melhorar a gestão deste suporte às famílias na realização de parcerias com escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde) e outros equipamentos e ativos comunitários.
Além disso, o acompanhamento socioeducativo está sendo realizado por meio de mídias sociais, canal de WhatsApp e ligações telefônicas. A proposta é que crianças e adolescentes e famílias desenvolvam as atividades propostas e se sintam acolhidas e percebam a equipe desta unidade de atendimento como referência para apoios necessários.