Por toda a vida estabelecemos e mantemos relações de diferentes maneiras, com diferentes grupos: amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, estabelecemos relações de diversas intensidades e tipos, e as mantemos por diversos canais.
Há relações atuais mediadas exclusivamente por meios digitais (aplicativos de mensagens), por exemplo. Ou as de falas pessoais, mas divulgadas por meios de massa (rádio e TV).
A partir do convívio desses círculos formamos nossa percepção e consciência sobre a realidade com base em como ela é percebida e elaborada pelo imaginário simbólico de todos e de cada um de nós, ao mesmo tempo em que ajudamos a construir as representações que a permeiam. Nesse movimento, não apenas nos relacionamos a tudo o que está ao nosso redor, mas também fazemos parte desse todo. Somos, assim, seres sociais, que integram complexas redes de relacionamentos porque é nelas que nos fazemos únicos e iguais, indivíduo e coletivo, agentes no cotidiano.
O exercício da comunicação, as escolhas que fazemos dentre os inúmeros meios e formas de dialogar e interagir, é parte central do Campo de Experiência: Educomunicação.
No livro Fortalecendo Projetos de Vida abordamos a evolução dos processos comunicacionais e educacionais e mostramos estratégias desse processo de comunicação determinante na formação do sujeito social que interage em diversas redes.
>> Acesse o livro e saiba mais <<
(Fortalecendo Projetos de Vida, p. 166).