O lúdico tem sido valorizado principalmente como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e é amplamente utilizado por educadores preocupados em atrelar ao ensino metodologias que garantam resultados eficazes no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Ao brincar, a criança e o adolescente são autores de suas próprias ações e decisões, além de desenvolver a autonomia, o autocontrole, a autoconfiança e o prazer de realizar algo. Brincando com os colegas e utilizando recursos disponibilizados pelo meio, experimentam e organizam experiências, estruturam a inteligência para construir aos poucos as suas personalidades e expressam diferentes impressões sobre seus contextos familiares e sociais.
Acreditamos que a prática lúdica pode aproximar crianças e adolescentes de suas origens culturais e sociais. Por meio do brincar, eles podem compreender melhor as questões de seu bairro, entender e aprender a se relacionar com colegas e familiares, favorecendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Sendo assim, brincam para conhecer a si e ao mundo. Logo, o lúdico se consolida como diversão, mas também como potencializador do desenvolvimento pessoal, social e cultural, tornando-se grande aliado dos espaços socioeducativos, nos processos de desenvolvimento da autonomia e da proteção social.
(Da publicação Vocação: Milton Alves Santos e Rita Ladeia (Org.). Fortalecendo Projetos de Vida, p. 90).
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