Em 24/11, 10h, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Vocação, estará no lançamento do Programa GOYN (Global Opportunity Youth Network), que trabalha a inclusão produtiva de jovens de comunidades em vulnerabilidade social pelo mundo.
O GOYN (Global Opportunity Youth Network), liderado pelo Instituto Aspen, nasceu há dois anos e está presente em Bogotá (Colômbia), eThekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Pune e Ramgarh (Índia). O programa reúne institutos e organizações sociais para criar oportunidades de trabalhos decentes e que aumentem a renda de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo do programa que está sendo lançado em São Paulo é criar, de forma colaborativa, oportunidades econômicas para pelo menos 100 mil jovens do município até o fim de 2030.
Aqui, na capital paulista, o programa é articulado pela United Way Brasil, maior organização de filantropia do mundo dedicada à causa da educação, e conta com uma rede inicial de 85 organizações parceiras, entre elas, a OSC Vocação, que atua há 53 anos na zona Sul da capital paulista em programas focados em inserção ao mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade. Também fazem parte dessa rede Accenture, Em Movimento, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Coca Cola, Prudential, JP Morgan, além de outras instituições.
Evento online, aberto e gratuito apresentará dados e relatos de jovens em situação de vulnerabilidade social que, no programa, são chamados de “jovens potência” e apresentadas as primeiras soluções para aumentar oportunidades dignas de emprego e renda para esses jovens.
As soluções foram discutidas em quatro mesas: Desenvolvimento da Mentalidade Digital nos territórios, Empresas mais Inclusivas para o Jovem Potência e Projeto de Vida e Orientação para o Mundo do Trabalho e Formação e Carreiras para o Mundo Digital – as duas últimas com participação da Vocação .
A mesa Marketplace de empregabilidade e carreiras digitais, por exemplo, traz uma ideia inovadora: uma plataforma totalmente digital para acessar e capacitar jovens potências, além de orientá-los profissionalmente e conectá-los com empresas e organizações.
“O objetivo da plataforma é simplificar tanto o processo de formação do jovem quanto sua inserção no mercado de trabalho, porque as empresas parceiras irão utilizar o banco de dados dessa plataforma para localizar os perfis mais adequados para preencher suas vagas. E a grande novidade é que a jornada será realizada digitalmente, exceto algumas formações, como a de programadores, a orientação sociocomportamental e o programa Preparação para o Trabalho (PPT) da Vocação poderão ser ministrados presencialmente”, explica Fabio Felix, Coordenador de Produtos da OSC Vocação, facilitador dessa mesa Formação e Carreiras para o Mundo Digital no GOYN.