Um dos compromissos fiscais de empresas com mais de sete colaboradores é a contratação de jovens aprendizes.
Esse processo pode ser burocrático e muitas vezes confundir os recrutadores na hora da triagem e contratação desses jovens. Se este é o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar.
Se você quer entender um pouco mais como funciona o processo do Programa Jovem Aprendiz e procura otimizar a inserção do programa na sua empresa, este post é para você!
Vamos começar respondendo algumas perguntas básicas sobre o Programa:
O Programa de aprendizagem é destinado à formação técnico-profissional de jovens aprendizes no processo de capacitação para o trabalho. Essas atividades fazem parte de um contrato de Aprendizagem sob orientação e monitoramento de certificadoras habilitadas.
O Programa Jovem Aprendiz é um programa de aprendizagem com foco na capacitação profissional que permite às empresas, através de cotas, a contratação de jovens de 18 a 24 anos. Essa contratação é por prazo determinado; não superior a dois anos.
Podem participar jovens entre 14 e 24 anos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e que queiram ter experiência mundo do trabalho
Organizações de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 colaboradores, são obrigados a contratar jovens aprendizes de acordo com o percentual exigido por lei.
A cota de jovens aprendizes está fixada entre 5% e 15% por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados da empresa.
Agora que você tem uma ideia de como o programa funciona, conheça os benefícios do Programa Jovem Aprendiz Vocação – uma estratégia de responsabilidade social com benefícios tanto para as empresas quanto para os jovens contratados. Acompanhe:
Os perfis dos jovens são escolhidos previamente. Assim, os trâmites de seleção, recrutamento e gestão da contratação são simplificados. Ou seja, o match entre o perfil do jovem e a vaga ofertada é realizada pela Vocação e cabe à empresa apenas o papel de orientar e acolher o jovem.
É a sincronia entre a agenda empresarial e a agenda das qualificações. Isso significa que a empresa não precisa esperar a formação de turmas para o jovem ingressar no programa e preencher a vaga; os jovens podem ingressar no Programa de Aprendizagem a qualquer momento.
Um outro diferencial é a preparação prévia dos jovens que farão parte do Programa de Aprendizagem na sua empresa. Eles são qualificados em outros programas da Vocação, como o Mentoria Voluntária e a Preparação para o Trabalho. Isso permite que o jovem chegue mais preparado já em seu primeiro dia de trabalho.
O Programa Jovem Aprendiz Vocação adota um modelo de Acompanhamento, Avaliação e Feedback mais dinâmico e frequente. São gerados relatórios digitais de desempenho e feedbacks em todas as etapas do Programa. Ou seja, você pode ter acesso ao desempenho dos jovens contratados sempre que precisar.
Com uma equipe focada em solução, os profissionais estão sempre prontos para assessorar as empresas parceiras e solucionar questões burocráticas a qualquer momento.
Se você chegou até aqui, espero que tenha esclarecido suas dúvidas sobre o Programa Jovem Aprendiz e tenha conhecido mais os diferenciais oferecidos pela Vocação.
Agora, que tal colocar em prática essa ação de responsabilidade social na sua empresa? Quer saber como? Entre em contato com a gente, clicando no botão abaixo!