faca sua doacao
BLOG

Programa Gift of Coaching na Vocação

3 de setembro de 2018 - Audrey Borsetto

Quem nunca ouviu a expressão “coaching”?

Cada dia que passa, esse termo está mais popularizado e valorizado, tanto nas nossas vidas pessoais, como também nas empresas. Para quem não sabe, de acordo o site www.significados.com.br, coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. O termo surgiu em 1830, em Oxford, para nomear um professor particular que ajuda algum aluno a se desenvolver em uma área específica, e com o tempo foi sendo adaptado a qualquer profissional que ajuda um indivíduo a se desenvolver, tanto um atleta, como um cantor, e hoje, estamos vendo esse termo ser muito usado no mundo corporativo, na preparação e desenvolvimento de pessoas pelos mais diversos motivos.

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que gera resultados surpreendentes, tão surpreendentes que ganhou fama e fez com que muitos profissionais se autointitulassem coaches para se promoverem, mas sem realmente serem coaches. Como é uma profissão nova e não regulamentada o que se vê hoje é o uso vulgarizado do termo Coaching. Portanto, nem tudo que se diz coaching é coaching.

A International Coach Federation (ICF) é a mais importante associação de coaches do mundo e, com seu rigoroso código de ética e sua cartilha de competências essenciais, é referência mundial no que é qualidade em coaching. A ICF possui cursos de formação em coaching e credencia coaches com elevados padrões de exigências.
O Gift of Coaching é o programa de voluntariado da ICF-SP que oferece o melhor do coaching mundial às instituições sem fins lucrativos.

Nós, da Vocação fomos escolhidos pela ICF – SP para participar do programa Gift of Coaching, e embarcamos nessa proposta com enorme alegria. Foram selecionados cinco profissionais de diferentes áreas da Vocação para passarem pelo processo de Coaching, e então se desenvolverem nas suas áreas de atuação. Foi uma experiência muito enriquecedora, todos os profissionais que participaram do processo expressaram o quão proveitoso foi esse momento de reflexão. Como todas as instituições, buscamos a excelência e capacitação dos nossos colaboradores para fazerem o seu melhor. “Poder refletir sobre o nosso fazer, de forma estruturada e com o acompanhamento de alguém que nos auxilia a buscar alternativas “fora da caixa”, foi muito estimulante. Todo o processo de coaching foi muito produtivo. Pela qualidade e pelo nível dos profissionais voluntários que foram alocados ao trabalho com a Vocação e também pelo comprometimento que eles tiverem com o trabalho de todos que participaram do programa. Foi um sucesso!” Essas foram as palavras usadas pelo nosso superintendente Celso Freitas em relação a sua experiência com o coaching.

Pelos outros depoimentos dos demais participantes, podemos ver que todos os profissionais aproveitaram a oportunidade de passar pelo processo de coaching e como ele foi importante.