faca sua doacao
BLOG

Lazer comunitário: famílias e comunidade em rede.

20 de abril de 2018 - Audrey Borsetto

Esta publicação da Vocação é um convite para conhecer algumas experiências do trabalho realizado pela Vocação com famílias, cujo foco é o Desenvolvimento Integral a partir do lazer em uma perspectiva intergeracional. O Projeto FUMCAD: Famílias e Comunidade em Rede, foi realizado em bairros da Zona Sul da capital paulista entre dezembro de 2016 e novembro de 2017 e beneficiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo. Apelidamos essa ação de “lazer comunitário”, já que foi esse o propósito e o coração da iniciativa.

Buscamos reunir um panorama geral das atividades realizadas, revelando o passo a passo trilhado. E, embora não seja possível dar toda a dimensão do que representou o trabalho em campo e o contato com as pessoas, cada tópico é como um ponto cardeal de orientação do que foram nossos passos. Apresentamos nossa compreensão acerca do lazer, nossa relação histórica com esse conceito e os motivos que nos levaram a defender o lazer comunitário como algo fundamental para o trabalho social com famílias nos territórios e, consequentemente, para o Desenvolvimento Integral de crianças, adolescentes e jovens.

Nossa metodologia é orientada para a construção de relações de confiança, fortalecimento de vínculos, respeito às individualidades e valorização dos recursos e potencialidades de pessoas, organizações e comunidades. Nessa perspectiva, a formação da equipe também é foco de bastante atenção, e realizamos isso por meio da Educação Permanente dos profissionais envolvidos.

Com o desejo de favorecer ambientes construtivos e produtivos, descrevemos como fazemos isso na prática, desde o que concebemos como “lazer”, e por que considerá-lo um “direito social que dá acesso a outros direitos”, até o modo como a começamos a desenvolver esse trabalho. Mostramos, assim, as etapas que percorremos: as ações com nossa equipe; a chegada aos territórios; o nosso jeito de fazer as abordagens; os convites à participação e ao envolvimento das famílias; e, enfim, quais foram e como ocorreram as atividades desenvolvidas. Por valorizarmos o cuidado com o processo e a participação efetiva das pessoas, semeamos alguns exemplos vividos nas comunidades e apresentamos sugestões de atividades, mas é importante reforçar que não há um modelo exato para o sucesso de uma ação que envolva relações humanas. Os modelos orientam as práticas e as práticas também transformam os modelos!

Todos os atores participantes são sujeitos que refletem, incidem sobre as suas trajetórias e contribuem para repensar o trabalho desenvolvido, fazendo com que a metodologia utilizada seja continuamente retroalimentada em uma relação de mão dupla, que sempre inter-relaciona a ação e o pensamento.

Por fim, compartilhamos algumas lições aprendidas com os desafios e as conquistas vivenciados ao longo desse processo, e temos certeza de que novos frutos serão cultivados pela troca de experiências e saberes que este livro propõe.

A Vocação tem como princípio a produção e disseminação de informação e conhecimento de forma ampla, livre e gratuita. Para baixar o livro acesse o link: http://materiais.vocacao.org.br/lazer-comunitario-familias-e-comunidade-em-rede
Outras publicações: https://www.vocacao.org.br/publicacoes/
Boa vivência! Boa leitura!